- 08/01/2019
- willyan
- 0 Comments
- Análise, Dicas
Principais erros na importação de produtos
Principais erros na importação de produtos
A importação é um procedimento burocrático, que exige conhecimento, experiência e muita organização de informações. Há uma série de obrigações que devem ser cumpridas e alguns cuidados que devem ser tomados no momento de internacionalizar uma mercadoria estrangeira.
Neste post vamos falar sobre alguns erros comuns que acontecem na importação.
- Falta de planejamento de importação: O empreendedor precisa estar atento a todas as etapas de importação. Considerar a origem da mercadoria, a modalidade de transporte, os canais de parametrização da Secretaria da Receita Federal e o local de desembaraço aduaneiro.
- Não se preocupar com as tributações: O empreendedor não pode esquecer de colocar na ponta do lápis todos os custos de importação de produtos, por exemplo, ICMS, IPI, PIS e Cofins, de forma a conhecer os custos de importação e a precificar de forma correta os produtos para a venda final. Lembre-se, que independentemente do país de onde se esteja importando, haverá encargos tributários adicionais. É preciso contabilizar todos os valores para ser capaz de precificar a mercadoria, mantendo (e maximizando) a lucratividade do processo de importação de produtos.
- Embalagem inadequada: Para mercadorias com dimensões maiores, o transporte geralmente é realizado em caixas de madeira. É bom lembrar que a legislação internacional exige que essa madeira passe por um tratamento adequado a fim de realizar o controle de pragas, a chamada fumigação. Caso isso não ocorra, o pessoal do Ministério da Agricultura, tranca a carga para esse tratamento ser feito. Isso gera demora no processo de importação, o que pode, às vezes acarretar num aumento de cobrança de armazenagem.
- Não utilizar ajuda especializada: Um erro muito comum de quem importa é achar que pode realizar todas as etapas sem o auxílio de profissionais capacitados, como contadores e despachantes. Contar com ajuda especializada pode ser útil no sentido de evitar falhas e otimizar todo o processo de importação, além de ser possível avaliar se realmente a compra de determinada mercadoria vale ou não a pena. Com a ajuda profissional é possível contar com sistemas de gestão para importação, por exemplo:
- importar os dados das declarações de Importação do SISCOMEX;
- gerar as Notas Fiscais de entrada;
- realizar gestão de estoque e gestão financeira da empresa;
- reduzir custos com infraestrutura própria ou banco de dados.
Esse conteúdo foi útil? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco, vamos adorar conversar com você! E saiba como podemos ajudar no seu processo de importação.